top of page

As Crônicas De Nárnia - C.S.Lewis


Oi pessoal!!! Domingo é dia das mães, então resolvi colocar a resenha de uma das séries que minha mãe gosta As Crônicas de Nárinia de C.S. Lewis. Como existem os livros e o filme vou dar meu parecer sobre qual vale mais a pena.

Vamos ao enredo…

Essa série de livros do C.S. Lewis além de muito bem escrita possui um enredo maravilhoso, contendo personagens muito bem estruturados e que progridem durante toda a história. Ele conta a história do mundo de Nárnia desde sua criação por Aslam, as aventuras vividas pelos seres que lá vivem até os últimos dias desse universo.

O primeiro livro conta como o mundo de Nárnia foi criado, como a Feiticeira Branca (ou Jadis) foi parar lá e as primeiras aventuras dos primeiros filhos de Eva e Adão nesse reino. É somente no segundo livro que os irmãos quatro irmãos Penvensie (Susana, Lucia, Pedro e Edmundo) conhecem Nárnia e lutam para salvá-la das garras da Feiticeira Branca, lembrando que foi esse que acabou por ser o primeiro a virar filme da série.

Em cada um deles é possível ver que assim como nosso mundo a população desse mundo está gradativamente se corrompendo sem pesar as vidas tiradas e a dor e sofrimento que estão empregando aos demais, o qual levará Aslam a uma decisão radical, além de explicar o porque que Susana não tem mais autorização para entrar em Nárnia.

Essa série é composta por setes livros, e leia nessa sequência porque faz uma grande diferença no entendimento sobre o universo de Nárnia, sendo que três deles não trata das crianças Penvensie mas de outros personagens que fazem parte das estruturas desse universo.

Sequência da leitura:

  1. O Sobrinho do Mago

  1. O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa

  2. O Cavalo e seu Menino

  3. Príncipe Caspian

  4. A Viagem do Peregrino da Alvorada

  5. A Cadeira de Prata

  6. A Última Batalha

Vale a Pena????

Com toda certeza, aliás essa é minha reação quando falo desses livros, só que na versão morena, rsrsrsrs....

A leitura é envolvente e prazerosa, além de trazer um grande conforto para aqueles que estiverem passando por momentos um pouco difíceis na vida tais como a perda de alguém e o bullying.

Algo interessante a ser acrescido é a associação que o autor fez com Aslam e Deus, muitas características são semelhantes como no livro O Cavalo e o Menino o qual mostra que mesmo Shata (o menino) acreditando estar só Aslam sempre esteve cuidando e amparando-o sem se revelar a ele o que acontece conosco seres viventes desse mundo. Apesar de ter sido escrito com o público alvo sendo crianças é um livro que consegue cativar jovens e adultos de todas as idades. E devo dizer que o filme não deixou a desejar em nada, é claro que é uma adaptação, porém manteve a integridade da história.

Seja o box dos livros ou o box dos filmes que você escolher dar a alguém o presenteado ficará lisonjeado e apaixonado pelo presente, mas já fica o alerta a possibilidade dessa pessoa sumir ou ficar bem distraída por um tempo é bem alta.

Um grande abraço

Até a próxima sexta

Destaque
bottom of page