top of page

Orgulho e Preconceito - Jane Autins

Olá pessoal!!! Mais uma vez pouco atrasada com o post, culpa da faculdade que me fez mergulhar em um universo de trabalhos sem fim.

Mas vamos lá, para hoje vamos sair um pouco do universo pós apocalíptico e vamos voltar para o século XIX com Jane Austen e um dos seu célebres romances, Orgulho e Preconceito.

Ele foi publicado pela primeira vez em 1813, no Brasil várias editoras publicam a obra tais como a renomada editora Abril e Landmark.

Mas vamos para o enredo.

Elizabeth Bennet vivi na cidade de Meryton , em Hertfordshire, juntamente com seus pais e mais quatro irmãs. A história se inicia com a chegada do Sr. Bingley a cidade deixando todos em polvorosos, especialmente as mães ávidas por casarem suas filhas e é claro que a jovens também.

Juntamente com o doce Sr. Bingley vem uma comitiva constituída por suas duas irmãs, seu cunhado e seu grande amigo Sr. Darcy, que com seu jeito rude desagrada a todos mas que esse seu caráter será desvendado no decorrer do livro.

Lizzie e Darcy não se entendem desde o começo, porém gradativamente com o decorrer da história você vai aprendendo, que assim como na realidade, os personagens não são aquilo que demonstram mas que todos, ou grande parte, vive sob uma máscara para que dessa forma venham a ser aceitos e bem vistos pela sociedade ou tirar alguma vantagem das pessoas que nela vivem, como o Sr. Wickham.

Vale a Pena????

Com certeza

A história é maravilhosa, vale a pena ler e reler porque a cada leitura você descobrirá mais sobre Lizzie e Fitzwilliam, mais sobre a natureza humana e que apesar dessa história ter sido escrita a três séculos atrás o homem e a sociedade continuam a ser o que eram, de forma diferente mas de mesma natureza.

Você sempre encontrará um Wickham pronto para te iludir e te usar até o momento que você não for mais de utilidade para ele, sempre encontrará uma Lydia desesperada para casar e ser superior aos outros ou uma mulher tola e inapropriada como a Sra. Bennet.

São personagens que se perpetuam e que estão nosso dia, basta olhar além do romance e passar a analisar o brilhantismo de Austin, devo dizer que nunca li obras tão próximas da realidade e ao mesmo tempo tão prazerosas quantos os de Jane Austin.

Por isso afirmo de coração aberto, ela é minha escritora favorita.

Devo acrescentar que se você souber inglês vale a pena comprar a versão em capa dura com gravuras, elas foram originalmente desenhadas por Austin e dá mais vida ao livro, além do fato de ser mais bonito também.

Vou colocar aqui algumas imagens para vocês verem.

2.jpg

Espero que tenham gostado

Obrigada por terem chego até aqui

Deixem seus comentários

Sigam as novidades pelas redes sociais

Vejo vocês na próxima sexta.


Destaque
bottom of page