top of page

Série Delirium - Lauren Oliver


Desculpem a demora pela postagem de hoje, uma gripe e pequena inflamação na garganta causam isso, mas sem lamurias e vamos dar início ao primeiro Review do ano!!!!

Uhuuuuuu....

Seguindo com distopias, hoje estarei passando minha perspectiva sobre a trilogia de livros Delirium de Lauren Oliver e cuja editora é a Intriseca, tentarei não dar spoilers, espero que gostem!

O foco do livro é a vida de Madalena Haloway, ela vive em Portland região Noroeste dos Estados Unidos, no panorama social temos a perspectiva de que o amor é a principal causa das desgraças que aconteceram na sociedade ao longo dos séculos e, portanto, os cientistas trataram de buscar uma solução para essa doença que está enfincada na natureza humana.

Após muitas pesquisas eles descobriram que o ponto ideal para que seja executado esse tratamento seria a idade de dezesseis anos, assim diminuiriam as chances de que o paciente falecesse ou perdesse a lucidez. A imagem que a Shhh..., órgão mantedor desse sistema ditatorial, passa para a sociedade é a de que o vírus Amor Deliria Nervosa é extremamente perigoso e altamente contagioso e que isso poderia desestruturar todos a volta de quem foi “contaminado”.

Como método de punição eles geralmente rebaixam economicamente e socialmente as famílias de quem teve um membro familiar afetado por esse “vírus” e que eles tiveram que intervir antecipando o tratamento ou mandando-o para as criptas (prisão horrenda). Sendo assim a responsabilidade de se elevar financeiramente dependerá da forma como uma família consegue controlar seus parentes, principalmente os adolescentes.

Porém, o que eles não divulgam são os massacres que foram causados aos que se rebelaram a esse novo sistema, com o uso de bombas de alta potência e tropas do exército enviadas para que destruíssem casas e matassem todos os que se rebelassem contra essa nova ordem. Em contra partida nas escolas ensinam para suas crianças que a purificação foi voluntária e as imagens de destruição que existem foram causadas por lutas “tribais” entre os não curados, e que o mundo fora dos muros é um lugar muito perigoso porque não se sabe o que pode acontecer a você que se encontra cercado de infectados.

A autora também nos mostra a diversidade de consequências que esse tratamento causa nas pessoas. Temos dois extremos no personagem Fred Hargrove que apresenta a completa falta de sentimento e de carinho por um ser vivo e até mesmo uma certa sociopatia e Annabel Haloway em que apesar de diversas tentativas e uso de diferentes métodos não surtiram efeito nela, sendo portanto envida para as criptas por ser julgada inapropriada para viver com a sociedade.

Porém esses fatos, em sua maioria são ocultos da sociedade e de nossa personagem em questão, na perspectiva dela no início de Delirium é que a sociedade em que vive é perfeita e ela anseia pelo dia em que será pareada com um rapaz e estará livre do risco de contrair o Delia.

Mas como é um romance, Alex Sheathes aparece em sua vida e mostra para ela o quão torpe é a comunidade em que ela vive e o quão ignorante de informação as pessoas em que nela vivem são, pois são manipuladas pelos políticos.

Madalena passará por grandes transformações como pessoa, sairá de uma redoma de vidro para começar a encarar a realidade como realmente é. Nessa busca pela sobrevivência ela adquire cada vez mais conhecimento sobre o quão errado estava sua perspectiva e que as pessoas devem ter o direito de escolher amar e pensar por elas mesmas.

Diferentemente de outros livros que focam mais as lutas internas do personagem principal, essa saga consegue trazer um panorama de tudo, desde a guerra que está acontecendo até os romances que vão se desenvolvendo e mistérios sobre a vida de Lena que vão sendo desvendados.

Vale a pena????

Sim, vale muito a pena!

Embora o primeiro livro seja mais lento por conta da autora explicar a dinâmica social, é muito prazeroso e envolvente a leitura dessa coleção. Se você gosta de jogo de poderes, revoltas, pessoas defendendo suas ideias e um romance nada melecado no mel então esse livro é para você.

Espero que tenha gostado, o próximo livro será A Seleção de Kiera Cass.

Obrigada por ter chego até aqui

Te vejo na próxima sexta-feira

Não esqueça acompanhar as novidades nas redes sociais!!!

Destaque
bottom of page